Guia de Iniciação para novas Lojas Online

Vai começar uma Loja Online? Este artigo é para si.

Começar uma Loja Online pode parecer uma tarefa “hercúlea” à primeira vista, mas temos boas noticias para si. Com um bom planeamento poderá preparar e lançar a sua primeira Loja Online como um verdadeiro profissional.

Este guia vai ajudá-lo a preparar a sua Loja Online e a definir os próximos passos após o lançamento ao público.

Tenha em consideração que o sucesso de uma Loja Online depende da dinâmica de vendas e captação de clientes. Recomendamos que aprofunde cada um destes pontos e mantenha-se a par das tendências emergentes no mercado para não perder oportunidades.

Siga o nosso Blog para consultar mais artigos que o podem ajudar a melhorar a performance da sua Loja Online.

O que vamos analisar neste guia?

Como criar uma Loja Online?

Desenvolver um website – a sua Loja Online – requer capacidades técnicas de desenvolvimento e uma longa experiência na área.

Naturalmente, a sua empresa não dispõe de webdesigners e programadores para desenvolver uma Loja Online. As opções serão contractar recursos humanos e técnicos adicionais ou sub-contractar os serviços de uma empresa externa.

Se está a começar a sua primeira Loja Online, contractar recursos humanos e adquirir as ferramentas técnicas necessárias poderá revelar-se um investimento inviável. Os custos de contratação poderão asfixiar o seu orçamento numa fase crucial do negócio.

Em alternativa poderá pesquisar por fornecedores de E-Commerce no mercado. O mercado tem propostas muito diferenciadas, desde freelancers, empresas de webdesign e plataformas de E-Commerce.

Caso opte por sub-contractar os serviços de uma empresa externa, peça várias propostas e compare cada detalhe. Tenha especial atenção nas seguintes situações, vitais para um negócio online:

  • Custo de desenvolvimento;
  • Custo de Suporte após desenvolvimento;
  • Custo de desenvolvimento de novas funcionalidades;
  • Custo de Segurança e Backups de Segurança;
  • Custo de Alojamento Web e “Up-Time” garantido;
  • Garantia de Funcionamento a longo prazo;
  • Entre outras…
Escolha os produtos certos

Empresas de Webdesign

Tradicionalmente, as empresas ou freelancers apresentam orçamentos para desenvolvimento à medida das suas necessidades, que poderão ir desde algumas centenas a milhares de euros.

Tenha em consideração os custos de suporte e acompanhamento após o desenvolvimento do website. Muitas das vezes estas propostas não incluem suporte técnico após o lançamento do website, indispensável para garantir que o seu negócio online continue a operar normalmente.

Plataformas de E-Commerce

As Plataformas de E-Commerce oferecem soluções “chave na mão” com tudo incluído, desde o desenvolvimento de novas funcionalidades, suporte, gestão de segurança e alojamento.

Estas soluções são habitualmente comercializadas como SaaS (Software as a Service) e são uma excelente alternativa para negócios com menor capacidade de investimento.

Escolha os Produtos que pretende vender.

Este é um dos pontos centrais que deve planear cuidadosamente. Embora a listagem de produtos da sua Loja esteja em continua actualização é importante definir os principais produtos que pretende disponibilizar aos seus clientes.

Se ainda não sabe que produtos ou marcas pretende vender, poderá consultar o Google Trends para analisar algumas tendências de pesquisa online.

Preços de Produtos

Antes de definir preços certifique-se que analisa a oferta disponivel no mercado para ajustar o seu preço em conformidade e manter a sua proposta atractiva.

Se o seu negócio é B2C (Bussiness to Client) deve apresentar os preços dos produtos com IVA incluído. Em caso de negócios B2B (Business to Business), é frequente apresentar o IVA apenas no processo de compra.

Informe os seus clientes sobre o stock e disponibilidade de entrega dos seus produtos para evitar cancelamentos de encomendas.

Imagens e Descrição de Produtos

Numa Loja Online, não existindo contacto físico com os produtos, é especialmente importante apresentar toda a informação relevante de uma forma fácil e legível. Para não perder vendas assegure-se que inclui tudo o que o cliente necessita de saber.

Se os seus produtos variam por cor por exemplo, certifique-se que utiliza uma imagem para cada variação.

Fornecer videos de demonstração revelou ser um factor de impacto na decisão de compra dos clientes.

Escolha os produtos certos

Defina os métodos e custos de envio.

Nesta fase vamos começar a definir as configurações práticas no processamento de encomendas. Para que áreas do pais pretende vender? Vai fazer entregas nas ilhas? Qual é o peso/dimensão média por encomenda?

Mantenha o preço das entregas justo e atractivo. Analise o mercado e ajuste a sua proposta de acordo com a oferta.

Que Transportadora devo escolher?

Existem várias empresas no mercado ás quais poderá recorrer para efectuar as suas entregas. Faça vários contactos para garantir o serviço mais adequado para a sua empresa.

O preço não é tudo. Tenha em consideração que o preço é apenas um dos aspectos que irá negociar. Para uma Loja Online, muitas das vezes as Transportadoras são a única relação pessoal directa que os seus clientes terão com a sua empresa.

Analise as diferentes propostas e identifique as vantagens de cada uma.

Algumas questões que poderá colocar: Quais os períodos de entrega? Como são efectuadas as recolhas? Como se processa a entrega caso surjam dificuldades? Como são notificados os clientes? Existe um atendimento ao cliente para esclarecimentos?

Escolha os produtos certos

Levantamento de Encomendas na Loja

Se tem Loja física ou armazém aberto ao público poderá também oferecer a hipótese dos clientes levantarem as suas próprias encomendas.

Reduz os custos de envio e o seu cliente poupa dinheiro.

Acompanhamento de Envios

Forneça os códigos de acompanhamento de entrega para que os clientes possam consultar o estado e a localização do envio.

Facultar estes códigos pode reduzir significativamente o trabalho de apoio a clientes e transmitir um confiança adicional em todo o processo.

Defina os Métodos de Pagamento.

Agora que já consegue garantir a entrega das encomendas ao domicilio, como pretende receber pagamentos? Que métodos de pagamento se adequam melhor aos seus clientes?

Os métodos de pagamento mais populares em Portugal são as Referências Multibanco, Cartão de Crédito, Transferência Bancária e Contra-Reembolso.

Disponibilize vários métodos de pagamento para alcançar mais clientes. Enquanto que para alguns clientes possa ser mais adequado o pagamento por Multibanco, por exemplo, outros podem preferir por efectuar os pagamentos com Cartão de Crédito.

Validação de Pagamentos

Validar pagamentos pode ser uma tarefa exaustiva quando efectuada manualmente. Felizmente, poderá aproveitar a validação de pagamentos automáticos de alguns métodos como as Referências Multibanco e Cartões de Crédito e acelerar este processo.

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Emissão de Facturas automaticamente

Tal como na validação de pagamentos, facturar cada encomenda individualmente cada venda também pode ser um processo igualmente demorado.

Sabia que pode integrar sistemas de facturação com a sua Loja Online e emitir documentos oficiais automaticamente?

Na Cloudstore, em parceria com o software de facturação InvoiceXpress poderá integrar a sua Loja com o sistema e emitir documentos com apenas 1 clique.

  • Cartões de Crédito

  • Referências Multibanco
  • Amazon Payments

  • Transferência Bancária

  • Contra-Reembolso

  • Pagamento na Loja

  • Vales para prendas

  • Contra-Reembolso

  • Pagamento por Cheque

Redija os Termos e Condições de Serviço.

Os Termos e Condições de Serviço são o documento mais importante que terá de elaborar para começar a vender. Contacte um assessor jurídico que o possa ajudar a redigir este acordo em conformidade com a lei.

RAL e Politicas de Devolução

Existem algumas situações que a legislação obriga a apresentar na sua Loja Online, tais como a Resolução Alternativa de Litígios (RAL), Politicas de devolução de encomendas, entre outras. Certifique-se que incluiu toda a informação necessária para a área em que está a operar.

Politica de Privacidade

A Politica de Privacidade é obrigatória e consiste numa declaração onde informa de que forma reúne e utiliza informações de carácter pessoal.

É considerado informação pessoal tudo o que ser utilizado para identificar um individuo, desde nomes, moradas, contactos ou mesmo intenções de compra. Se utiliza o Google Analytics o seu website está a reunir informações pessoais sobre os seus visitantes, pelo que é necessário informar e solicitar a sua autorização para este efeito.

Consulte o seu assessor jurídico para confirmar que se encontra em conformidade com a legislação actual.

Prepare o Serviço de Apoio a Clientes.

Assegure-se que os contactos para apoio a clientes se encontram bem visíveis e destacados. Coloque os horários de funcionamento e os diferentes tipos de contacto disponíveis.

Mantenha-se a par das criticas e opiniões deixadas pelos seus clientes nas redes sociais e defina prioridades a resolver.

E-mails e domínios próprios

Utilizar um e-mail como aminhaloja@gmail.com ou aminhaloja@hotmail.com para negócios online é uma grave falha de segurança e prejudica a sua confiança dos seus potenciais clientes.
Com apenas algumas dezenas de euros por ano pode comprar um domínio (.pt, .com, ou outros…) e ter os seus e-mails enviados a partir de contas @asualoja.pt.

Chat de Apoio a Clientes

Lembre-se que a falta de presença pessoal no relacionamento Online pode traduzir-se rapidamente em perdas de vendas. Ofereça um atendimento através de Chat em tempo real para esclarecer as questões dos seus clientes e gerar confiança.

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Promova acções de marketing e divulgação.

Por esta altura, a sua Loja Online está configurada e pronta a arrancar para o mercado, mas a tarefa está longe de estar acabada. O sucesso da sua Loja Online depende de uma dinâmica de divulgação atractiva para captar novos clientes.

Poderá começar por elaborar um Calendário Editorial onde reúne as datas/eventos relevantes para o seu negócio.

Considere também quais os Canais de Marketing mais adequados para divulgar os seus produtos para distribuir o investimento de uma forma equilibrada.

Mail Marketing

Comunicar através de Newsletters é um dos meios mais eficazes e económicos para marcar presença junto dos seus clientes.

Redes Sociais

Marque presença nas redes sociais e assegure uma maior proximidade com os seus clientes.

Google AdWords

Marque presença nos primeiros resultados da Google em pesquisas relevantes para o seu negócio.

Branding, branding… branding!

Antes de começar a divulgar a sua Loja Online assegure-se que a identidade do seu negócio está bem definida. Lembre-se que o sucesso das suas campanhas de divulgação dependem de um design atractivo e de uma mensagem clara.

A sua marca está registada? Os seus clientes identificam-se com a sua marca ou empresa? O seu logótipo é moderno e legível? Os vários elementos de publicidade estão enquadrados na imagem geral da marca?

Estas são algumas das questões que poderão ajudá-lo a analisar se a sua marca precisa de um re-branding antes de começar a divulgação do seu negócio.

E se tudo isto é um pouco “chinês”?

Gerir uma Loja Online requer alguma aptidão para as novas tecnologias. Se os computadores e a internet não são bem a sua praia, não se preocupe. Reúna uma equipa que o possa apoiar nas tarefas informáticas para que se possa dedicar ao que realmente importa: vender.

Existem empresas de Marketing e Gestão de Negócios que o poderão acompanhar nesta caminhada. Faça uma pesquisa e escolha a agência que ofereça um suporte dinâmico nas tarefas em que tem maiores dificuldades.

Acompanhe os resultados e implemente pequenos ajustes.

Para que possa melhorar o desempenho da sua Loja é necessário medir os resultados obtidos das suas campanhas de divulgação. Desta forma poderá comparar e ajustar a sua mensagem para obter melhores taxas de conversão.

Mantenha o funcionamento da sua Loja e faça testes de “user experience”

Google Analytics

Integre a sua Loja Online com o Google Analytics para recolher e analisar os principais dados e estatísticas de desempenho. Obtenha dados como o numero de visitas, volume de vendas, páginas mais visitadas, origem do tráfego, entre outras.

Criar uma conta Google Analytics é grátis.

Está pronto para começar a vender online?

Se chegou até aqui, parabéns! Está pronto para começar a vender online.

Esperamos que este Guia o tenha guiado nas configurações principais da sua Loja e que tenha esclarecido algumas situações que o vão ajudar a tomar melhores decisões.

Criar Loja Grátis
Escolha os produtos certos
By | 2017-01-04T20:08:36+00:00 Novembro 10th, 2016|Blog|0 Comments

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